Festival de Corais Caxambu 2015

por / terça-feira, 28 julho 2015 / Publicado em Caxambu
Festival de Corais Caxambu 2015

O Festival de Corais Caxambu 2015, denominado como “Canta Brasil”  acontecerá nos dias 13 e 16 de agosto.

O Hotel Bragança está preparado para recebê-los.

Em Caxambu o Festival de Corais 2015 acontecerá no centro de Convenções do Hotel Glória, a uma quadra do Hotel Brealização ragança.

E em Baependi, o festival de Corais acontecerá na Igreja do Rosário e Igreja Nossa Senhora de Montserrat.

 

Canta Brasil 2015

 A Festa Coral Brasileira

Troféu Jair Rodrigues

 13 a 16 de agosto

Caxambu / Baependi – MG

Biografia de Jair Rodrigues

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava, interior de São Paulo. Seu primeiro trabalho na carreira musical teve início ainda no final da década de 50, na cidade de São Carlos, onde trabalhou durante algum tempo como ‘crooner’. Na década de 60, o irmão mais velho do cantor, Jairo, o levou a São Paulo para tentar a carreira de músico. Ele começou a participar de programas de calouros na televisão e chamou a atenção ao ficar em primeiro lugar no “Programa de Cláudio de Luna”. Dois anos depois, já entrava em estúdio para gravar duas músicas: “Brasil Sensacional” e “Marechal da Vitória”, especialmente para a Copa do Mundo de Futebol.

O primeiro álbum veio em 1963, “ O Samba Como Ele É ”, mas foi com o segundo trabalho que o sucesso de Jair Rodrigues começou. Ele lançou “ Vou de Samba Com Você ”, em 1964, que trazia a música “ Deixa Isso pra Lá ”, de Alberto Paz e Edson Meneses. O sucesso da música fez com que Jair passasse a ser convidado freqüentemente para programas de TV, entre eles, o “Almoço com as Estrelas”, da extinta TV Tupi, apresentado por Airton e Lolita Rodrigues.

Em um desses programas, pediram para que Elis Regina e Jair Rodrigues cantassem juntos, sem ensaio ou acompanhamento. A parceria deu certo e em 1965 começaram a apresentar juntos “ O Fino da Bossa ”, programa da TV Record.

No ano seguinte, Jair participou novamente do festival com a música “ Disparada ”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, desta vez em conjunto com o Quarteto Novo. Conhecido por cantar sambas, Jair surpreendeu o público com uma interpretação emocionante da canção no festival. “ Disparada ” e “ A Banda ”, de Chico Buarque e interpretada por Nara Leão, eram as favoritas. O festival acabou empatado. A partir daquele momento a carreira de Jair decolou e seu talento assegurou décadas de sucesso ao cantor. Jair lançou um álbum por ano e interpretou sucessos como “ O Menino da Porteira ”, “ Boi da Cara Preta ” e “ Majestade o Sabiá ”. Suas interpretações ainda renderam uma carreira internacional, com turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Em 1971, gravou o samba-enredo “ Festa Para Um Rei Negro ”, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro.

Apesar de alguns anos trabalhando com menos intensidade, Jair Rodrigues continuou a lançar discos durante as décadas de 80 e 90. Já na segunda metade dos anos 90, ele se tornou um artista da gravadora Trama, de propriedade de João Marcello Bôscoli, filho de Elis Regina. Lançou dois volumes de canções ao vivo que pontuaram sua carreira.

O disco que mais chamou atenção foi “ Intérprete ”, lançado em 2002, que tem produção musical de Jair de Oliveira, seu filho, que ainda assina a música  Mãe de Verdade e Intérprete e traz participações especiais de Lobão, Dominguinhos, Wilson Simoninha e Luciana Mello, também filha de Jair.

Os clássicos da bossa nova foram registrados por Jair, no álbum “ A Nova Bossa por Jair Rodrigues ”. Em 2005, lançou, também pela Trama, “ Alma Negra ”, com interpretações emocionantes do melhor do samba.

 Morte

Jair Rodrigues morreu repentinamente no dia 8 de maio de 2014 na sauna de sua casa, em Cotia, na grande São Paulo em decorrência de um infarto agudo do miocárdio. O cantor era casado com Claudine Mello, com quem teve os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, ambos cantores. O corpo do cantor foi sepultado no dia 9 de maio de 2014 no Cemitério Gethsêmani em São Paulo.

Festival de Corais Caxambu 2015

Festival de Corais Caxambu 2015

TOP